item1.gif (417 bytes)
item2.gif (369 bytes)
item3.gif (380 bytes)
item4.gif (431 bytes)
item5.gif (758 bytes)

Nutricional
Minerais

Sanitário
vacinas
Vermes e Vermífugos
Os riscos do homem
Manejo Geral
Os lotes
A identificação
A Tropa
Sinuelos
Pastos e Sub-Divisões
Vacas amojadas
Recém nascidos
Mamando
Desmame
Estresse da desmama
Desmame precoce
Recria
castração
Manejo reprodutivo

Reprodução
Fertilidade
Fecundação
Sanidade na reprodução
Cuidados com os machos
Cuidados com as fêmeas
Principais
enfermidades

Brucelose
Leptospirose
IBR-IPV
BVD
Trichomonose
Campilobacteriose
Estação Reprodutiva
Estação reprodutiva de novilhas
Estação reprodutiva
de vacas

Primíparas
Descanso pós parto
Descarte
Idade
A infertilidade e o aborto
Habilidade materna
Reposição de matrizes
Eficiência reprodutiva
Diagnóstico de
gestação

Comentários

Introdução Assistência
veterinária

Cursos de I.A.
Inseminador

Embalagens de sêmen
Pellets
Ampola
Minitubo
Palheta média Palheta fina

0
0

Manejo com o botijão
Distribuição de temperaturas no botijão

Ovários
Trompas uterinas
Útero
Cornos uterinos
Corpo uterino
Colo ou cérvix uterina Vagina
Vulva

Puberdade
Ciclo estral

Pré cio
Reconhecimento do cio
Cio
Momento ideal de inseminacaor
Pós cio
Anestro fisiológico
Anestro
Puerpério fisiológico
Hemorragia de metaestro
Cio de encabelamento
Cio silencioso
Gestação
Intervalo parto-concepção
Intervalo entre partos

Com palheta média, palheta fina ou minitubo
Com ampola


INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E MANEJO REPRODUTIVO DOS BOVINOS

PREFÁCIO

Ao apresentar o livro INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E MANEJO REPRODUTIVO DOS BOVINOS, é necessário uma rápida visão sobre o assunto. Antes, porém, cumpre destacar e parabenizar os criadores pela árdua tarefa de fazer produzir bezerros com qualidade sob as mais difíceis e variadas condições de criação.

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E MANEJO REPRODUTIVO DOS BOVINOS resulta de estudos, observações e experiências não apenas do Autor, como também de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por Inseminadores e Médicos Veterinários e, que, graças a seus esforços e dedicação, vêm contribuindo para o crescimento e qualificação da produção e reprodução dessa importante atividade rural. Há abordagens com ilustrações didáticas sobre as ações decisivas do processo de Inseminação Artificial e do polêmico assunto denominado Manejo Reprodutivo.

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E MANEJO REPRODUTIVO DOS BOVINOS constitui-se em um importante guia ao alcance daqueles que precisam e querem conhecer, praticar e debater as técnicas fundamentais e necessárias ao melhoramento genético da pecuária nacional. A todos deve ser fonte de informação e orientação: desde o homem do campo ao proprietário rural, aos acadêmicos de Veterinária e Zootecnia, aos Inseminadores e pesquisadores, a pessoas interessadas e às entidades envolvidas e ligadas à pecuária em geral. Os senhores pecuaristas hão de compreender e avaliar o quanto é importante saber produzir bezerros com uma qualidade melhor.

Em INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E MANEJO REPRODUTIVO DOS BOVINOS o conteúdo acha-se elaborado em linguagem simples, direta e de fácil compreensão.

Todos os direitos reservados sob nº 163.038.

Ivan Marcus Vanzin

AGRADECIMENTOS

A Dra. Margot Alves Nunes Dode, Médica Veterinária, Ph.D, Pesquisadora da EMBRAPA Gado de Corte, área de reprodução animal, pelo ordenamento temático.

Ao Dr. Marcos Sampaio Baruselli, Mestrado pela Faculdade de Medicina Veterinária em Turim, na Itália. Zootecnista da Tortuga, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos na área de Bovinos de Corte, pela eficiente colaboração na autoria do capítulo Minerais.

A Dra. Ingrid Menz, Médica Veterinária, Gerente de Serviços Técnicos do Laboratório FORT DODGE, pela especial colaboração no complexo sanidade.

Ao Dr. Reginaldo Antonio Alves dos Santos, Médico Veterinário, formado em Alfenas - MG, em 1985 – 10 anos trabalhando na área de Inseminação Artificial – Gerente Técnico Nacional – Área de Gado de Leite – Alta Genetics do Brasil Ltda.

A minha tia Flora Egídio Thomé, Professora e Escritora, pelo incentivo e apoio à leitura dos textos.

E, por fim, inevitavelmente, à minha família, verdadeiro suporte da incessante busca. O incentivo da Rita, sempre decisiva, e a paciência da Thaís e da Alessandra.

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E MANEJO REPRODUTIVO DOS BOVINOS

 INTRODUÇÃO

A Inseminação Artificial (IA), é a técnica disponível mais importante para acelerar a melhoria do padrão genético do rebanho, de custo acessível, com inúmeras vantagens.

Com a introdução de novos métodos de indução ao cio (naturais ou não) e sincronização do cio, a Inseminação Artificial passou a assumir papel de destaque na pecuária, principalmente com a intensificação dos programas de produção de novilho precoce e cruzamentos industriais. Vário são os benefícios de sua adoção.

Através da Inseminação Artificial, vários são os motivos, e incontáveis os resultados positivos obtidos em um rebanho. Partindo do princípio que a fazenda possua as condições (e a grande maioria possui) para o emprego correto da técnica, a Inseminação Artificial quando associada a monta natural (ou monta natural controlada, através de repasse com touros selecionados), proporciona benefícios em termos de melhoramento genético, produção e produtividade como serão detalhados durante o andamento deste trabalho.

A I.A. é o grande "gancho" da pecuária moderna, no qual o criador pode se agarrar. Com os atuais custos de produção, não pode mais o criador ficar enraizado nos conceitos e sistemas ultrapassados de criação; há necessidade urgente de se adaptar às novas tecnologias, reduzindo custos e tendo maior produção e produtividade no seu "negócio".

O criador que se enquadra nos métodos tradicionais de Produção, salvo em condições especiais, está deixando de obter lucros, pois produz seus bezerros a um custo muito maior do que poderiam obter com a utilização da I.A., além de estar dispensando benefícios relacionados aos elevados níveis de ganho genético. Ele pode contar com empresas ou profissionais capacitados que prestam inclusive serviços de terceirização.

A Inseminação Artificial não custa. Vale, pois gera lucros ao seu usuário.

Procure o Médico Veterinário que possa lhe esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Todos os direitos reservados sob nº 163.038.

Ivan Marcus Vanzin